segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Feira vega em Curitiba


Começou a funcionar neste sábado (24), na praça 29 de Março, a feira vegetariana de Curitiba. É a primeira do país a oferecer exclusivamente produtos vegetarianos. A feria funcionará todos os sábados, na 29 de Marco, sempre das 9h às 17h. A feira é coordenada pela Secretaria Municipal do Abastecimento, com apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira.

No começo serão seis barracas de alimentos que não levam ingredientes de origem animal no preparo. A Secretaria do Abastecimento não descarta a possibilidade de ampliar o número de participantes. O público poderá saborear cachorro-quente, tortas doces e salgadas, sucos naturais, sanduíches, crepes e outros pratos.

"É uma iniciativa que atende não apenas um público específico, mas também uma tendência gastronômica. Muitas pessoas, mesmo as não 100% vegetarianas, estão optando em reduzir o consumo de carnes, e a feira é um estímulo", diz o diretor de Unidades Comerciais da Secretaria Municipal do Abastecimento, Luiz Gusi.

Segundo o coordenador da Sociedade Vegetaria Brasileira em Curitiba, Ricardo Laurino, a feira ajuda a quebrar alguns paradigmas em relação ao vegetarianismo. "A feira difunde as questões éticas, ambientais e de saúde que envolvem a alimentação sem carne", destaca Laurino.

Nas duas edições especiais, no ano passado, a feira vegetariana teve grande número de frequentadores. Em parceria com a SVB, a Prefeitura trabalhou para tornar a feira permanente. "Decidimos em torná-la permanente, mas pelo ineditismo ela ainda está em teste e poderá sofrer alguns ajustes caso seja necessário", pondera Gusi.